segunda-feira, 23 de maio de 2011

EVOLUÇÃO


Por volta dos anos 60, a grande maioria das mulheres era condicionada a se casar e ter filhos.
Poucas eram privilegiadas para cursarem o Magistério.
Esse curso as preparava para serem professoras e por ai paravam.
Para os homens o Cientifico era o recomendado, eles se preparavam para as carreiras
profissionais importantes, eram os donos do mercado.
As mulheres sempre foram relegadas a segundo plano, elas eram responsáveis pelos cuidados domésticos e pela educação dos filhos, eram obrigadas a manter suas casas limpas e estar sempre à disposição dos maridos que chegavam em casa cansados do trabalho do dia.
Na verdade, autenticas empregadas domésticas, sem contudo desprezar o trabalho das empregadas domésticas, diga-se de passagem, importante demais, porém a conotação é outra, enfim, as mulheres donas de casa eram empregadas domésticas sem remuneração e sem oportunidade de conhecer o mercado de trabalho pois o serviço doméstico é envolvente e interminável.
De repente, algumas mulheres começaram a dar um salto na situação e foram para o estudo.
Essa situação era vista com preocupação pelos homens porque circulava a noticia de que mulher que fazia faculdade não prestava para esposa.
Alguns homens chegaram ao ponto de irem ao interior do estado à procura de mulheres sem estudo para serem suas companheiras e com isso não oferecer competição a eles.
Esses que conseguiam seu intento se sentiam realizados e tranquilos.
Com o passar do tempo as mulheres começaram a ter suas mentes mais abertas e passaram a não tolerar mais essa situação. Procuraram cursos profissionalizantes, encararam o convivio com os homens e foram em frente.
A partir dai não pararam mais.
Hoje em dia se vê um grande número de mulheres nas mais importantes funções que existem, quando começaram a ser motoristas de ônibus, o espanto era geral, agora elas são pilotos de avião de caça, de vôos comerciais.....
Quem diria! capacidade todas temos, o que faltava era a oportunidade de demonstrar.
Agora estamos mostrando e demonstrando o quanto temos importância.
Parabéns pelas mulheres que tiveram coragem de ir à luta, de inovar e pra ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário