segunda-feira, 23 de maio de 2011

08 de Maio dia Internacional da Mulher


Também no mês de Maio comemoramos o Dia das Mães, e o mês de Maio é o mês das Noivas, mulher, sempre mulher, parabéns a todas nós por suas lutas constantes pelo melhor!


Coloco aqui algumas anotações sobre as mulheres.


Existe um site onde nós, mulheres podemos colocar nossos currículos que serão vistos por empresas em geral.


Acessem http://www.mulheresnomercado.com.br/



Diante de uma situação, a mulher enxerga onde dever priorizar e providencia as melhores soluções, afinal a postura de multiplas tarefas faz parte do seu dia a dia.

As mulheres de gerações passadas estão preocupadas em se atualizar para não se sentirem analfabetas digitais. Em todas as idades se observa o interesse por novos conhecimentos, novas tecnologias, com dedicação e esforço estão buscando um espaço maior em diversas carreiras
.

DUPLA JORNADA DE TRABALHO DA MULHER BRASILEIRA

Podemos dizer que as mulheres são dotadas de super poderes no que diz respeito ao trabalho tanto doméstico quanto profissional. Com iniciativa, persuasão e determinação chegam a dar conta do recado muito bem. No dia a dia a correria as obriga a tomar decisões, as urgências que necessitam de atenção fazem com que as mulheres se tornem cada vez mais flexíveis.
Nossas mulheres representam 42% da população brasileira que trabalha, os salários ficam a desejar, na verdade a remuneração pelos trabalhos executados deveriam ser mais elevados, visto que o desgaste é muito grande, porém a mulher consegue administrar tudo com jeitinho, refazendo contas daqui, colocando recursos ali, enfim, tentando superar as deficiências da melhor maneira. Tanto nas classes sociais mais baixas quanto nas médias, o percentual de mulheres que são chefes de casa é grande.





1827: Surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas elementares; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.




1885: A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estréia como maestrina, ao reger a opereta "A Corte na Roça". É a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra. Precursora do chorinho, Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: "Ô Abre Alas". Escreveu ainda 77 peças teatrais.




1917: A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres.- 1927: O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. O primeiro voto feminino no Brasil - e na América Latina! - foi em 25 de novembro, no Rio Grande do Norte. Quinze mulheres votaram, mas seus votos foram anulados no ano seguinte. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages - RN.Celina Guimarães foi a primeira mulher brasileira a fazer o alistamento eleitoral. Ela era de Mossoró, RN.O voto feminino sem restrições passou a ser obrigatório em 1946.




1932: Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.



A primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk, de 17 anos, embarca para Los Angeles. É a única mulher da delegação olímpica.



1937/1945: O Estado Novo criou o Decreto 3199 que proibia às mulheres a prática dos esportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: "luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, pólo, pólo aquático, halterofilismo e beisebol". O Decreto só foi regulamentado em 1965.



1948: Depois de 12 anos sem a presença feminina, a delegação brasileira olímpica segue para Londres com 11 mulheres e 68 homens.



1960: Grande tenista brasileira, a paulista Maria Esther Andion Bueno torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.



1979: Eunice Michilles, então representante do PSD/AM, torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga. A equipe feminina de judô inscreve-se com nomes de homens no campeonato sul-americano da Argentina. Esse fato motivaria a revogação do Decreto 3.199.



1980: Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: "Quem ama não mata".



1990: Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora: Júnia Marise, do PDT/MG.



Zélia Cardoso de Mello é a primeira ministra do Brasil. Ela assume a pasta da Economia no governo de Fernando Collor (1990-92).




1994: Roseana Sarney é a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro: o Maranhão. Foi reeleita em 1998.



1997: As mulheres já ocupam 7% das cadeiras da Câmara dos Deputados; 7,4% do Senado Federal; 6% das prefeituras brasileiras (302). O índice de vereadoras eleitas aumentou de 5,5%, em 92, para 12%, em 96.



2003: Marina Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre, reeleita senadora com o triplo dos votos do mandato anterior, assume o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula.



1974: Na Argentina, Isabel Perón torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente.



1983: Nos Estados Unidos, Sally Ride é a primeira mulher astronauta. Voou na nave espacial Challenger.



2005: Na Alemanha, Angela Merkel foi eleita a nova chanceler alemã, a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país. Ela foi aprovada para o cargo pelo Parlamento alemão, e teve 397 votos a favor, contra 202 contra. Houve 12 abstenções.




ASSÉDIO MORAL



Projeto de lei nº 4326 de 2004- Iniciativa da Dep. Fed.Maria José da Conceição Maninha.Anualmente no dia 02 de maio se comemora o Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral. Podemos dizer que toda conduta abusiva como gestos, palavras, comportamentos, atitudes, sendo constantes e ameaçadores e que ferem a dignidade de uma pessoa, pode ser considerado Assédio Moral. Suas consequências são danosas e podem causar ondas de depressão, angustia, danos psíquicos causando mágoa e impotência do trabalhador, chegando até sua impotência física e por vezes até pode se desencadear em suicidio. Toda trabalhadora que começar a observar tratamento diferenciado como “atribuir erros imaginários, exigir sem necessidade trabalhos urgentes, sobrecarga de tarefas ou criticas", deve procurar seus direitos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário